SISTEMA LÍMBICO OU EMOCIONAL

 

 

O que é sistema límbico?

É  um conjunto de estruturas situadas no encéfalo (área interna do cérebro) cuja utilidade principal é a gestão e a regulação das emoções. O que muitas vezes definimos na psicologia como o inconsciente ou o irracional tem sua base em uma área muito concreta da anatomia humana.

Esse sistema é formado por estruturas como o hipotálamo, hipocampo, amígdala, entre outras que descreveremos em seções seguintes.

O sistema límbico, ou sistema nervoso emocional, está situado na área interna do nosso cérebro, depois do córtex cerebral. Ele recebe influências de muitas outras vias do sistema nervoso relacionadas aos nossos sentidos: os sistemas auditivo, olfativo, sensorial do tato e do paladar.

Por estar conectado com tantas outras vias, é muito complicado montar um esquema totalmente preciso de todos os seus elementos anatômicos. No entanto, podemos afirmar que a anatomia e as estruturas do sistema límbico é formada por:

 

 

1. Hipocampo

Esse elemento está relacionado com a transformação da memória recente pela memória de longo prazo e a memória autobiográfica. O encontramos na parte central do lóbulo temporal (1) e também tem uma importante função relacionada à orientação e à memória espacial.

2. Amígdala ou amígdala cerebral

A amígdala ou corpo amigdalino é uma massa de neurônios em forma de uma amêndoa localizada em um dos lóbulos temporais (2). Essa zona do sistema límbico está relacionada com a formação e o armazenamento de memória associada a feitos e acontecimentos que nos produziram fortes emoções. Se diz que a amígdala cerebral é a sede de todas as emoções. Além disso, estudos recentes também demonstram que esse elemento tem uma forte implicação na consolidação da memória.

3. Tálamo e hipotálamo

  • O tálamo é definido como a estrutura cerebral situada em cima do hipotálamo (3). Todos os estímulos sensoriais (menos o olfato) passam por essa região do nosso sistema límbico para depois se derivar a zonas mais específicas. Essa parte do nosso cérebro tem a função principal de se comportar como núcleo de conexão e associação de estímulos e informação de caráter emocional.

  • Já o hipotálamo é um pequeno elemento de nosso sistema nervoso emocional (4), mas que possui muitas funções neuroniais. A função do hipotálamo é a de gerir e coordenar o equilíbrio do nosso corpo. Esse equilíbrio é conhecido como hometostase e é o processo mediante o qual nos regulamos e podemos nos manter estáveis. Recentemente descobriu-se que o hipotálamo também percebe os níveis de uma proteína chamada leptina quando comemos muito e, como resposta a outros níveis, diminui o nosso apetite. Ela também regula condutas tais quais os ciclos do sono e o mantimento da temperatura corporal.

4. Gânglios da base

Os gânglios da base participam de forma indireta no sistema nervoso emocional. esses se encarregam de gerir nossas respostas motoras (gestos ou expressões) relacionadas aos estados emocionais produzidos pelas outras partes do sistema límbico.

 

Funções do sistema límbico

  • Busca a autopreservação da espécie mediante à ativação dos sistemas de homeostase.

  • É encarregado de gerir a maioria dos mecanismos cerebrais relacionados à memória.

  • Os circuitos de prazer e vício passam pela amígdala, pelo hipocampo e por outros núcleos do sistema límbico. Por isso, os sentimentos agradáveis nascem dai.

  • Ativa o sistema nervoso autônomo. Ele é responsável por enviar sinais aos nervos para manter um estado de alerta (sistema nervoso simpático) ou para inibir esse estado (sistema nervoso parassimpático).

  • De acordo com pesquisas e estudos, o sistema límbico também pode ter possíveis implicações em algumas condutas sexuais.

O sistema límbico possui uma grande quantidade de estruturas neuronais encarregadas de regular as emoções através de neurotransmissores.

É ele que regula as respostas do nosso corpo ante a estímulos emocionais. O sistema límbico, por exemplo, ativa sistemas de alerta e aumenta a taxa de batimentos cardíacos quando estamos nervosos ou sentimos medo.

https://br.psicologia-online.com

.

 

Siga-nos

Saiba mais

Rua 15 de Setemb ro, 96 - Saude - CEP 04053-070 - São Paulo

  • w-facebook
  • w-googleplus

tel.: (11) 2275-9072 - 99141-4488

  • w-linkedin
  • Twitter Clean

© 2023 por Cuidado do Corpo. Orgulhosamente criado com Wix.com