Auriculoterapia

Auriculoterapia é uma técnica de usar pontos na pele da aurícula (ouvido externo) para diagnosticar e tratar dor e condições médicas do corpo. Também conhecida como Medicina Auricular, praticantes ao redor do mundo usam esta terapia para tratar dor, vícios e distúrbios internos com excelentes resultados. Quer usado em conjunto com outro tratamento ou por si só, a auriculoterapia é frequentemente efetiva quando outros tratamentos falharam. Melhor de tudo, ela é segura, não-invasiva e não possui nenhum efeito colateral conhecido.

A Auriculoterapia serve para tratar até 200 sintomas do corpo através de vasos e canais situados na orelha. Trata-se de uma técnica antiga que vem sendo utilizada até os dias de hoje e serve para promover alívio das dores, enxaqueca, trata a insônia e também problemas e disfunções de caráter psicológico. Ela desenvolveu-se a partir de conhecimentos antigos relatados em livros encontrados pela arqueologia, onde eram descritas as ligações dos órgãos do corpo, sistemas e membros, com os pontos auriculares.

 

Formas de aplicação


Para o tratamento com auriculoterapia, podemos fazer uso de:


- Esferas: que podem ser ouro, prata, cristal, sementes de mostarda.
- Agulhas semi-permanentes: Permite estímulos contínuo, são as mais utilizadas na auriculoterapia. Após implantadas são cobertas com fita adesiva (micropore).
- Agulhas intradérmicas ou agulhas de akabane: Utilizadas quando se quer estimular vários pontos de uma vez. Geralmente nos pontos relativos a coluna vertebral, proporcionando menor número de punturas.
- Agulhas sistêmicas: Permanecem por aproximadamente 20 minutos, são movimentadas de acordo com o trabalho que se quer realizar.
- Laser: Através de equipamento apropriado, são aplicados raios laser de baixa potência nos pontos correspondentes.
- Estímulo elétrico: Os pontos são punturados com agulhas sistêmicas, conectadas, geralmente através de garras tipo “jacaré”, ao estimulador elétrico. São emitidos impulsos elétricos, cuja freqüência pode variar de acordo com a área a ser estimulada.
- Cristais Quânticos
Existem vários outros métodos como pontas de cristais, moxabustão, cromoterapia, etc.

 

1. Funções do ponto Shenmen
- amplia a sensibilidade do tronco cerebral e o córtex a receber estímulos da acupuntura, condicionar e decodificar os reflexos auriculares;

provoca uma abertura de todos os canais de ligação exterior (como pontos de acupuntura sistêmica), aumentando a recepção ou a dispersão da energia na acupuntura sistêmica; - ativa as glândulas localizadas no cérebro, produzindo encefalina, endorfina e outros hormônios; - atua como analgésico em dores agudas, cefaléias, cólicas, labirintite, cólicas; - trata hipertensão, irritabilidade, ansiedade, alergias, asma, atuando também em todos os sistemas (digestivos, circulatório, nervoso, etc).
2. Funções do ponto Rim
- estimula as funções do aparelho respiratório e aumenta o metabolismo do oxigênio pelo sangue; - estimula as funções das glândulas endócrinas, ativando a produção de hormônios; - estimula a filtragem do sangue pelos rins; - estimula as funções do aparelho excretor; - trata distúrbios no sistema ginecológico e urogenital; - trata distúrbios nos ossos, faringite crônica, dentes frouxos, anemia, leucemia, distúrbios nos olhos; - ponto benéfico ao cérebro, usado em caso de desenvolvimento incompleto do cérebro, amnésia, neurastenia, cefaléia, surdez, lassitude, queda de cabelo.
3. Funções do ponto Simpático
- regula as atividades do sistema neurovegetativo, equilibrando o simpático e o parassimpático; - estimula as funções da medula óssea, o metabolismo do cálcio, age sobre o tecido ósseo e o periósteo; - tem ação antiinflamatória sobre os músculos; - produz ação relaxante ou tonificante no sistema tendinomuscular; - regula os vasos sangüíneos; - controla a secreção das glândulas internas (hipertiroidismo); - trata distúrbios no sistema neurovegetativo.

 

Fale conosco

Siga-nos

Saiba mais

Rua 15 de Setemb ro, 96 - Saude - CEP 04053-070 - São Paulo

tel.: (11) 2275-9072 - 99141-4488

  • w-facebook
  • w-googleplus
  • w-linkedin
  • Twitter Clean

© 2023 por Cuidado do Corpo. Orgulhosamente criado com Wix.com