top of page
adelia site2.png

Terapia de Vidas Passadas e Hipnose

vidas-passadas1.jpg

O nome Terapia de Vidas Passadas (Past Life Therapy) foi cunhado pelo Doutor em Psicologia Morris Netherton, em 1967, quando desenvolveu um método próprio de hipnose, que designou como Hipnose Ativa. O fundamento dessa abordagem extrai da hipnose regressiva o seu fundamento: em estado alterado de consciência, o cliente regressaria a um passado além do limiar da vida atual, onde se encontra um reservatório mnemônico cuja instância é o que o pesquisador Hemandra Banerjee denominou de "memória extra-cerebral". Segundo a hipótese da Terapia de Vidas Passadas, ao atingir o núcleo do trauma, seu inconsciente libera o material psíquico retido através do que Freud chamou de "catarse". Com a catarse, a energia psíquica é liberada e o sujeito sentiria um alívio significativo em seus sintomas. Esse alívio psíquico seria a causa das curas físicas e psicológicas registradas pelos terapeutas de regressão. Além de Morris Netherton, são considerados os precursores dessa corrente terapêutica Hans Tendam, Roger Woolger e Edith Fiore. Até hoje, esses autores são considerados referências na área e leitura obrigatória nos cursos de formação.

 

 

A terapia pode ser feita pela ajuda da hipnose, mas alguns ensinamentos não necessitam deste método. A hipnose possibilita ao experienciador adentrar em estados mais profundos de consciência ou o transe regressivo propriamente dito, onde desencadeia o fenômeno da retrogocnição ou lembrança de vidas passadas. Outros métodos podem ser usados, como por exemplo, a autopesquisa contínua de alguma dificuldade pessoal. O autopesquisador adentra profundamente dentro de si, pesquisando-se até que em dado momento regride sozinho, lembra de flash ou de situação continua em sonhos PES (percepção extrassensorial). Se lembrando de experiências no passado ou traumas, uma pessoa pode identificar a origem de seu problema e curá-lo. Um dos mais famososescritores americanos sobre o assunto é Brian L. Weiss, 

A terapia de vidas passadas e a hipnose são duas abordagens terapêuticas diferentes, embora ambas possam envolver o uso de técnicas de indução hipnótica.

A hipnose é uma técnica em que o terapeuta induz um estado de transe hipnótico no paciente, o que pode permitir que ele acesse informações ou memórias que estão ocultas em sua mente subconsciente. Durante a hipnose, o paciente permanece consciente e alerta, mas em um estado de relaxamento profundo, onde é mais receptivo a sugestões e pode ter acesso a lembranças reprimidas ou reavivar emoções antigas.

Já a terapia de vidas passadas é uma abordagem que se concentra em explorar as supostas vidas passadas do paciente, com a crença de que as memórias dessas vidas podem ter um impacto no seu bem-estar emocional e físico no presente. Nesta abordagem, o terapeuta ajuda o paciente a entrar em um estado de relaxamento profundo, semelhante à hipnose, e a acessar memórias de vidas passadas, que podem ser usadas para ajudar o paciente a entender e superar problemas atuais.

hipnose.jpg

Embora ambas as abordagens possam envolver a indução de um estado de relaxamento profundo, a hipnose é mais focada em acessar memórias ou emoções reprimidas no presente, enquanto a terapia de vidas passadas se concentra em explorar experiências de vidas passadas que podem estar afetando o paciente no presente. É importante notar que a terapia de vidas passadas é uma abordagem controversa e não é reconhecida como uma terapia baseada em evidências pela maioria das associações profissionais de saúde mental.

Adélia Adriana

Psicóloga & Terapeuta Holística

Agende sua consulta 11 99141-4488

bottom of page