Fitoterapia

O GENGIBRE é referência quando se fala em problemas estomacais, pois combate enjoos, gases, indigestão, náuseas causadas pelo tratamento do câncer e perda de apetite. Também auxilia na digestão de alimentos gordurosos. Não é à toa que uma substância presente na raiz do gengibre é usada na fabricação de medicamentos laxantes, antigases e antiácidos.

A raiz também é bastante utilizada para combater o mau hálito, cólica menstrual e até ressaca. Graças ao poder anti-inflamatório, o gengibre ainda é usado para aliviar dores decorrentes da artrite, dores musculares, infecções do trato respiratório, tosse e bronquite. A planta integra a formulação de xaropes por causa de sua ação anti-inflamatória e antibiótica.

O óleo extraído do vegetal é apontado como eficaz no tratamento de queimaduras. Além disso, o gengibre desempenha um importante papel na dieta, pois estimula olfato e paladar, contribuindo com a diminuição do uso do sal para temperar os alimentos. O chá, por sua vez, aumenta o consumo de líquidos, favorecendo a hidratação e ajudando a eliminar as toxinas. Esses alimentos são capazes de aumentar o gasto calórico do organismo durante a digestão e o processo metabólico, ajudando a emagrecer.

 

Fitoterapia (do grego therapeia = tratamento e phyton = vegetal) é o estudo das plantas medicinais e suas aplicações na cura das doenças.

 

Ela surgiu independentemente na maioria dos povos. Na China, surgiu por volta de 3000 a.C. quando o imperador Cho-Chin-Kei descreveu as propriedades do Ginsenge da Cânfora.

 

Deve-se observar que a definição de medicamento fitoterápico é diferente de fitoterapia pois não engloba o uso popular das plantas em si, mas sim seus extratos.

 

Os medicamentos fitoterápicos são preparações elaboradas por técnicas de farmácia, além de serem produtos industrializados.

​BENEFÍCIOS DA HORTELÃ

 

  • Auxilio no emagrecimento

  •  Auxilio no tratamento de tosses e resfriados

  •  Possui propriedades que ajudam a combater vírus e bactérias

  •  Alivio de dores musculares

  •  Fonte de vitaminas do complexo B

  •  Ajuda na digestão

  •  Auxilia no tratamento de diarreias, cólicas e dores estomacais

  •  Melhora o hálito

  •  Combate dores de garganta

  •  

O chá de hortelã é uma das bebidas mais nutritivas, entre todos os chás medicinais. O hortelã, além de ser saudável e seguro, tem o aroma e o gosto muito agradáveis.

Com o nome científico Mentha piperita L., o hortelã pode ser consumido em forma de chás, de inalações, sucos e como tempero na preparação de refeições.

CHÁ DE MACELA 

Propriedades da Macela

Possui flavonoides, substância amarga e aromática, tanino, ésteres, óleo essencial, saponinas, e por isso é antiviral, antiespasmódica, antisséptica, anti-inflamatória, calmante, antialérgica, adstringente, relaxante, tônica, digestiva e expectorante.
Para que ser a Macela -

 Azia, cálculo biliar, dor de cabeça, cólicas intestinais, contrações musculares bruscas, contusões, desordens menstruais, diarreias, disenteria, disfunções gástricas e digestivas, dor de estômago, estimulante da circulação, febre, gastrite, impotência, inapetência, inflamação, lavar feridas e úlceras, má digestão, pele e cabelos delicados, nervosismo, resfriado, retenção de líquidos, reumatismo, suores fétidos nos pés, icterícia, colesterol alto, cistite, nefrite, colecistite.


Contraindicações da Macela Pessoas alérgicas, ou que estejam em tratamento de quimioterapia.

GUAÇATONGA

Cicatrizante / Depurativa / Calmante / Sudorífera / Tônica / Cardiotônica / Diurética / Estimulante / Afrodisíaca

Anestesiante / Antiespasmódica / Anti-hemorrágica / Antimicrobiana / Antipirética / Antirreumática / Antisséptica

Antiúlcerogenica / Imunoestimulante

Indicada em inúmeros casos, atuando em:  paralisia, reumatismo, sapinho, herpes, hemorragias, inflamações, inchaços nas pernas, ácido úrico, aftas de todos os tipos, artrite, dores no peito, diarreia, eczemas, picadas de variadas cobras, circulação, hematomas, perda de albumina, hidropisia, picadas de variados insetos, micose, sífilis obesidade, escaras esofagite, úlceras e sarnas

Podendo ser utilizada em banhos, compressas, xarope, chás.

Quanto às contraindicações: As mulheres grávidas ou em fase de lactação devem evitar o uso da planta, pois a guaçatonga estimula as contrações uterinas, podendo ocasionar num indesejável aborto espontâneo..

PARIPAROBA

É antiespasmódica, / antiinflamatória, / desopilante do fígado, / diurética,

laxativa, / sudorífera, / tônica, / vermífuga, / Trata as afecções do fígado,

do baço, atonia do estômago, / Auxilia em casos de anemia, a digestão,

Alivia a azia

ERVA DE BALEEIRA

É um antiinflamatório poderosíssimo. Seu uso popular é largo e variado: é usada contra artrite, reumatismo, artrose, contusões e em todo tipo de inflamação, inclusive na forma de bochechos para aliviar dores de dente e tratar inflamações bucais. Além disso, é indicada contra úlceras. Seus poderes como cicatrizante e antiinflamatória é que fizeram a fama desta planta. Em algumas regiões, as folhas da erva-baleeira são cozidas e aplicadas sobre feridas para acelerar a cicatrização.

ESPINHEIRA SANTA

É conhecida popularmente como “santo remédio”. Ainda que seja uma erva com alto poder cicatrizante da mucosa gástrica, é importante saber que ela precisa ser consumida em forma de chá para que atue positivamente no combate ao H. pylori. O chá de espinheira-santa contribui no tratamento da gastrite e, embora não cure, alivia bastante as dores abdominais superiores, conseguindo atacar também as úlceras estomacal e duodenal e refluxos gástricos, devido à diminuição da acidez estomacal que ocorrerá graças ao aumento da secreção gástrica proporcionado por esse chá. Nele serão encontrados taninos, alcaloides e minerais como cálcio, sódio e enxofre. Esse tonificante estomacal tem também ação anti-séptica graças a uma grande presença de taninos, substâncias que prontamente paralisam as fermentações gastrointestinais. A espinheira-santa é também diurética, já que conta com a presença de triterpenos.A espinheira-santa é conhecida popularmente como “santo remédio”. Ainda que seja uma erva com alto poder cicatrizante da mucosa gástrica, é importante saber que ela precisa ser consumida em forma de chá para que atue positivamente no combate ao H. pylori. O chá de espinheira-santa contribui no tratamento da gastrite e, embora não cure, alivia bastante as dores abdominais superiores, conseguindo atacar também as úlceras estomacal e duodenal e refluxos gástricos, devido à diminuição da acidez estomacal que ocorrerá graças ao aumento da secreção gástrica proporcionado por esse chá. Nele serão encontrados taninos, alcaloides e minerais como cálcio, sódio e enxofre. Esse tonificante estomacal tem também ação anti-séptica graças a uma grande presença de taninos, substâncias que prontamente paralisam as fermentações gastrointestinais. A espinheira-santa é também diurética, já que conta com a presença de triterpenos.

UXI AMARELO

 

O Chá do Uxi-amarelo é utilizado no tratamento de miomas, ovário policístico, infecções urinárias. Em casos específicos de tratamento para miomas ele tem se mostrado extremamente eficaz.O Chá do Uxi-amarelo é utilizado no tratamento de miomas, ovário policístico, infecções urinárias. Em casos específicos de tratamento para miomas ele tem se mostrado extremamente eficaz.

 

COMO FAZER: 

Coloque 1 colher de sopa para meio litro de água. Deixe cozinhar por 3 ou 4 minutos a partir do momento em que se inicia a ebulição, após esse tempo, retire do fogo e deixe repousando, tampada, por 10 minutos. Coe e está pronto para o uso.

 

UNHA DE GATO

Indicações

• A unha-de-gato atua como um efetivo antiinflamatório e, por isso, é indicada no combate de processos inflamatórios articulares, como osteoartrite e reumatismo (artrite reumatóide).

• Nas infecções decorrentes da debilidade do sistema imunológico, pois os princípios ativos da planta melhoram a imunidade.

• Alergias (asma e febre do feno).

• Herpes simples e zoster.

• Doenças gastroduodenais (úlceras gástricas e duodenais).

• Enfermidades virais (agudas e crônicas).

• Doenças tumoraes e neoplásicas (a unha-de-gato pode ser empregada como terapia coadjuvante para amenizar os efeitos colaterais da radioterapia e quimioterapia).

 

Contra-indicações

• Gravidez e lactação.

• Pacientes transplantados, devido à possibilidade de causar rejeição.

• Pacientes portadores de leucemia, que estão aguardando transplante de medula.

OS BENEFÍCIOS DO CAFÉ

Nos últimos dois séculos, poucas substâncias foram tão clinicamente estudadas como o café, sem nenhuma comprovação de que seja prejudicial à saúde. Muitos estudos demonstram o contrário, ou seja, os efeitos benéficos do café e de seu principal composto ativo, a cafeína.
Por volta do século XVI, os sábios sufistas do Iêmen bebiam café para se manterem acordados durante a oração. Quando, no início do século XVII, o café começa a ser difundido na Europa, é quase considerado um medicamento.
A cafeína, descoberta em princípios do século IX na Alemanha pelo jovem médico Ferdinand Runge, num encontro com Johann Wolfgang Goethe, estimula o sistema nervoso central, mantém a atenção e o humor, ajuda na respiração e na digestão e atenua a sensação de fome, o que pode ajudarnas dietas.
Alguns estudos sugerem que uma xícara de café pode ajudar a acalmar os sintomas da enxaqueca.
Estudos recentes demonstram que, se consumido em doses razoáveis, o café não afeta o sono nem prejudica o coração. Pode, ao contrário, ajudar na ação preventiva de algumas patologias gaves, como Alzheimer e Parkinson.
O café contém também substâncias antioxidantes, que contribuem para eliminar os radicais livres. Em suma, o café reúne sabor e saúde, em um único produto.

Ervas para o tratamento de Esporão Calcareo

Fórmula é composta das seguintes ervas:

10 Manaca + 20 gr Sene + 10 gr Aloe +

10 gr Mirra + 10 gr. Canfora + 10 gr. Ruibarbo  + 

 10 gr Angelica + 10 gr Panacea +

10 gr de Açafrão do Mato + 10 Tuia

 

Colocar as ervas num vidro com 40% alcool e 60% de água (total 2 litros)

Deixar por 14 dias... depois coar e fazer compressas no local, abafando com saco plástico...

 

PARA QUE SERVE O MANJERICÃO?

 

Sistema respiratório: tosse, catarro, dor de garganta, rouquidão, amigdalite.

Sistema digestório: má-digestão, náusea, prisão de ventre, cólica, falta de apetite, gases, aftas, enxaqueca.

Sistema nervoso: cansaço, falta de memória, ansiedade, insônia, inquietação.

Ótima para picadas de insetos e cicatrizar feridas.

As propriedades incluem ação antiespasmódica, digestiva, vermífuga, antibacteriana, adstringente, cicatrizante e anti-inflamatória.

 

Efeito espiritual: limpeza, através do banho de manjericão – prepare o chá com um maço em dois litros de água fervida. Após ferver, leve ao banheiro e coloque a erva. Espere ficar morno, retire o maço, coloque numa vasilha apropriada, tipo baldinho, e despeje sobre o corpo. Querendo pode incluir a cabeça. Podendo ser também utilizada para limpeza energética da casa. Coloque num borrifador e pulverize na casa...

 

MAS, O QUE É? - Planta medicinal, conhecida como Alfavaca, Basilicão, Anfádega e Erva-rea, cujo nome científico é Ocimum basilicum. A rainha das ervas gourmet, queridinha de todo chef de cozinha.

 

EFEITOS COLATERAIS – podem causar alguma reação alérgica em pessoas sensíveis a algum componente da planta.

Abacateiro
Persea persea

Sinônimo: abacado
Parte utilizada: folhas
Principais constituintes: Perseita, abocatina, óleo essencial, tanino matérias resinosas etc.
Propriedades: É usado nas doenças renais e das vias urinárias, cistites, uretrites, blenorragia, empregado nas perturbações hepáticas e nas doenças conseqüentes à deficiência da secreção biliar; atua também como carminativo (que provoca a expulsão de gases), e alguns autores consideram-no emenagogo (que regulariza a menstruação).
Indicações: Diurético, colagogo.

Fontes: Enciclopédia das Ervas e Plantas Medicinais, René Morgan. Editora Hemus,

Propriedades da Castanha da índia

As propriedades da castanha da índia incluem ação adstringente, anti-hemorroidal, anti-inflamatória, estimulante, hemostática, redutora da permeabilidade capilar, tônica, vasoconstritora, vasoprotetora.

Para que serve a Castanha da índia

A castanha da índia serve para má circulação, varizes, cólicas menstruais, inchaço por má circulação, flebites, hemorroida, dermatite, eczema, inflamações gerais na pele, pernas pesadas e dor nas pernas.

Efeitos colaterais da castanha da índia

Os efeitos colaterais da castanha da índia são irritação das mucosas digestivas, dermatite de contato.

 

 

Modo de uso da castanha da índia

Para fins medicinais são utilizadas as folhas, sementes e frutos.

  • Chá de castanha da índia: adicione 30 g de folhas de castanha da índia em 1 litro de água fervente e deixe repousar por 20 minutos, A seguir, coe e beba dois a três copos por dia. Para tratar doenças da pele, como dermatites, eczemas e inflamações gerais, utilizar o chá de castanha da índia como lavagens e compressas, aplicando durante 15 minutos, sem friccionar a pele.

  • Tintura de castanha da índia: adicione 5 colheres de sopa de pó da castanha-da-índia em uma garrafa de álcool etílico a 70%. Feche a garrafa e deixe descansando duas semanas numa janela à luz do sol. Coloque a seguir a preparação em uma garrafa escura, limpa e bem tampada e conserve ao abrigo do sol. Para a utilização, dilua 5 colheres de sopa em 1 litro de água.

A castanha da índia também é comercializada em cápsulas, que podem ser compradas em farmácias, farmácias de manipulação, drogarias e lojas de produtos naturais, e deve ser tomada conforme orientação médica.

Contraindicações da castanha da índia

As contraindicações da castanha da índia são gravidez, amamentação, crianças, e durante a toma de anticoagulantes.

Consequências da super dosagem da castanha da índia

As consequências da super dosagem da castanha da índia são coceira, fraqueza, diminuição da coordenação, dilatação da pupila, vômito, depressão do sistema nervoso central, paralisia e estupor.

Livro de plantas medicinais para download gratuito - click abaixo

Fale conosco

Siga-nos

Saiba mais

Rua 15 de Setemb ro, 96 - Saude - CEP 04053-070 - São Paulo

tel.: (11) 2275-9072 - 99141-4488

  • w-facebook
  • w-googleplus
  • w-linkedin
  • Twitter Clean

© 2023 por Cuidado do Corpo. Orgulhosamente criado com Wix.com