Constelação Familiar

A “constelação familiar” consiste em um método no qual um cliente apresenta um tema de trabalho e, em seguida, o terapeuta solicita informações factuais sobre a vida de membros de sua família, como mortes precoces, suicídios, assassinatos, doenças graves, casamentos anteriores, número de filhos ou irmãos.
Com base nessas informações, solicita-se ao cliente que escolha entre outros membros do grupo, de preferência estranhos a sua história, alguns para representar membros do grupo familiar ou ele mesmo.
Esses representantes são dispostos no espaço de trabalho de forma a representar como o cliente sente que se apresentam as relações entre tais membros.
Em seguida, guiado pelas reações desses representantes, pelo conhecimento das "ordens do amor" e pela sua conexão com o sistema familiar do cliente, o terapeuta conduz, quando possível, os representantes até uma imagem de solução onde todos os representantes tenham um lugar e se sintam bem dentro do sistema familiar.
Podendo ser feita a constelação individual com bonecos representando os familiares.
Hellinger descobriu alguns pontos esclarecedores sobre a dinâmica da sensação de “consciência leve” e “consciencia pesada”, e propôs uma “consciência de clã” (por ele também chamada de “alma”-- no sentido de algo que dá movimento , que “anima”), que se norteia por “ordens” arcaicas simples, que ele denominou de “ordens do amor”, e demonstrou a forma como essa consciência nos enreda inconscientemente na repetição do destino de outros membros do grupo familiar.
Essas ordens do amor referem-se a três princípios norteadores:
1 - a necessidade de pertencer ao grupo ou clã
2 - a necessidade de equilíbrio entre o dar e o receber nos relacionamentos
3 - a necessidade de hierarquia dentro do grupo ou clã As ordens do amor são forças dinâmicas e articuladas que atuam em nossas famílias ou relacionamentos íntimos.
Percebemos a desordem dessas forças sob a forma de sofrimento e doença.
Em contrapartida, percebemos seu fluxo harmonioso como uma sensação de estar bem no mundo.
A constelação pode ser Individual e em Grupo.
O tema escolhido pode ser qualquer assunto.
O que é a Constelação Familiar?
È uma abordagem fenomenológica terapêutica baseada no uso de representantes neutros para representar membros da família ou grupo social do indivíduo e trabalhar um tema. Trata-se de uma técnica para avaliação e equilíbrio do sistema familiar ampliado para a existência de pessoas que estejam emaranhados nos destinos, escolhas, crenças, de membros anteriores da família.

OS BENEFÍCIOS DA CONSTELAÇÃO FAMILIAR
A abordagem apresenta uma vasta gama de aplicações práticas devido aos seus efeitos esclarecedores no campo das relações humanas, como:
-
melhoria das relações familiares
-
melhoria das relações interpessoais nas empresas
-
melhoria das relações no ambiente educacional
Tais aplicações deram início a abordagens derivadas, denominadas de constelações familiares, constelações organizacionais e pedagogia sistêmica.
O Sucesso tem o Rosto da Mãe - Bert Hellinger
